acidentes pessoais

Seguro contra acidentes

Seguro contra acidentes
Seguro contra acidentes

Seguro contra acidentes

O seguro contra acidentes surge como forma de se prevenir contra acidentes que possam ocorrer no dia-a-dia.

Poderá ser muito útil para quem não detém um seguro de vida, ou para quem trabalha por conta própria.

De certa forma o seguro contra acidentes é relativamente similar ao seguro de vida, uma vez que a cobertura está direcionada para situações como:

  • Morte
  • Invalidez permanente
  • Incapacidade definitiva absoluta
  • Incapacidade temporária absoluta

Claro que a cobertura irá depender, sempre do seguro que vai contratar e do valor que irá investir.

Contudo existe sempre um ponto em comum, esta cobertura só se aplica em caso de acidentes, contrariamente ao seguro de vida.

Deverá pensar em adquirir este seguro caso:

  • Seja um trabalhador por conta própria
  • Não tenha seguro de vida
  • Não tenha um seguro que lhe permita ter uma almofada em situações mais extremas

Os acidentes que o seguro contra acidentes normalmente assume, são acidentes que não estejam relacionados com doenças, provocado intencionalmente pelo segurado, e até mesmo em situações de homicídio na forma tentada.

Assim e para que não tenha surpresas em relação a cobertura que o seguro oferece, deverá antes de mais traçar todas as situações que quer prevenir.

Por muito complexo que seja imaginar situações extremas, pelas quais nem queremos pensar passar, antes de contratar um seguro deverá perguntar-se: “Que motivo me leva a contratar um seguro contra acidentes?”

Leve o tempo que necessitar a fazer uma lista das situações contra as quais se quer proteger.

A parte de escolher o seguro deve passar pela análise cuidada de mais que uma proposta, sendo por vezes aconselhado uma comparação entre três propostas diferentes.

Procure sempre aplicar a sua lista à cobertura do seguro. A cobertura diz respeito às situações pela qual o seguro assumirá uma responsabilidade de indemnização, seja esta monetária ou através de uma outra qualquer forma de assistência, consoante o que for contratado.

Desta forma saberá que quando for necessário ativar o seguro , as suas expectativas irão ser correspondidas.

Para ter a certeza que escolhe o melhor seguro contra acidentes, recorde-se de comparar:

  • Valor do prémio
  • Valor do capital
  • Cobertura
  • Limites
  • Exclusões

O valor do prémio diz respeito ao valor que irá pagar pelo seguro, que poderá ser pago mensalmente, trimestralmente, semestralmente, ou anualmente.

O valor capital é o valor, monetário, que o seguro atribuí pela indemnização em caso de acidente.

A cobertura, tal como mencionado anteriormente, diz respeito às situações pela qual o seguro se responsabiliza, podendo este ser monetário, ou também, incluir situações de assistência médica, ou outras que não monetárias.

Os limites serão de enorme relevância na altura de contratar um seguro contra acidentes, uma vez que estes dizem respeito aos valores máximos, e ao número de serviços máximos prestados.

Assim uma vez utilizado o valor indicado o seguro não irá continuar a suportar a despesa, ou serviço, à qual o limite está associado.

Ou seja, imagine que tem um acidente e que necessita de fazer fisioterapia, e que o seu seguro lhe oferece 10 sessões em caso de acidente.

Uma vez feitas as 10 sessões, todo o custo que possa surgir ficará à responsabilidade do segurado.

Em algumas situações este limite poderá dizer respeito à utilização por sinistro (acidente), pelo ano a decorrer, ou até mesmo pelo período total do contrato.

Se o limite disser respeito ao período total do contrato uma vez atingido o limite, este serviço ficará indisponível.

As exclusões são de igual importância, visto indicarem as situações em que o seguro não irá suportar o pagamento de qualquer despesa, indemnização, ou serviço. Ficando portanto todas as despesas a cargo da pessoa segura.

Não deixe que nenhuma destas situações afetem o seu futuro, estude muito bem as propostas que lhe são feitas, uma vez que por vezes o melhor seguro contra acidentes nem sempre é o mais barato.

Proteja as suas finanças e as dos que mais ama com um seguro contra acidentes, tenha o seu futuro acautelado.